sábado, 29 de dezembro de 2012

Amplificador Mono de 400W. Do circuito à Placa.


Aqui estou eu mais uma vez para publicar meus aprendizados, e este "acabei agora a pouco de montar. Trata-se de uma placa de amplificador mono que outorga 400W RMS que vi no site rockola.com, que é um excelente site de artigos e projetos eletrônicos. Lá o hobista encontra muito material de primeira qualidade para estudos, com videoaulas explicativas e tudo mais. Este site é nota 10! 

Abaixo a placa já montada.

Voltando à finalidade do post, gostaria de informar que fazer placas de circuito impresso (PCI) sempre foi muito difícil para o hobista. Os processos são os mais variados possíveis, que vão desde o desenho á mão livre com caneta hidrográfica permanente até impressão silk-screen. Desenhar à mão livre tem diversas limitações, pois poucos são ninja o suficiente para não errar o desenho em cima da chapa cobreada. Não obstante, processo de silk envolve um custo fixo e um processo de revelação de telas deveras complicado. Há pouco tempo vi na Internet um processo prático para este fim: a transferência térmica, que consiste na impressão do desenho do circuito em um papel especial, que posteriormente é colado na PCI e, com a ajuda de um ferro de passar, é transferido para a parte cobreada. O tal papel especial é o papel de etiqueta ou adesivo, que encontramos nas papelarias, mas não é a parte que cola e sim a parte que descartamos (pasmem), ou seja, aquele papel que serve para conservar a cola do papel adesivo. Na foto abaixo podemos ver no detalhe o meu circuito já impresso em impressora laser, pois outra nao serve.


O primeiro passo para o sucesso dessa operação é a limpeza da placa virgem com palha de aço (o famoso assolan) e detergente. Dê um grau e remova sujeira e gordura da placa.


Enxague bem para remover o sabão e a sujeira da placa.


Por fim, seque com papel toalha. Depois deste processo você não poderá mais tocar a face cobreada da placa, para evitar que ela suje novamente.


Finalizado o processo de limpeza e secagem, é hora de colar o desenho do circuito à placa. Utilize fita crepe ou durex. Opte por prender o papel na face não cobreada da placa. Deixe-o bem esticado e só passe a fita onde não houver desenho. Veja abaixo como prendi a minha.


 Ajuste a temperatura do ferro na metade da potência, como mostrado na foto (tentei usar a poténcia máxima em outra ocasião e causei uma pequena explosão na placa, que originou uma bolha no meio da PCI), ou um pouco mais que isso. Este ferro meu é exclusivo para estas "atividades". Não use o ferro da mamãe, ok? Procure sempre ter suas próprias ferramentas.


Para dar apoio é convenitente forrar a mesa com uma toalha de banho dobrada ou mesmo um cobertor. Isso evita que imperfeições do ferro ou da mesa prejudiquem o seu trabalho.
Dica importante: para não derreter a fita durex, cubra o desenho com outro tecido que resista ao calor do ferro (eu sugiro o linho ou um jeans fino). O tempo ideal é de uns oito minutos, passanndo firmemente e sem deixar nenhum lugarzinho sem passar. Seja caprichoso!


Certo de que ficou bem passado, aguarde o resfriamento da placa e depois remova cuidadosamente o papel. Com o meu desenho o resultado foi o mostrado na foto abaixo. Eu diria que é quase perfeito.


E pora causa do "quase" é preciso retocar com caneta hidrográfica permanente (aquelas de escrever em CD). Faça uma busca minunciosa à procura de falhas no desenho.


 O resultado alcançado é surpreendente, quase profissional (veja na foto abaixo). Depois do retoque cortei a placa deixando apenas a parte desenhada. Está pronta para a corrosão.


Numa vasilha plástica, coloque o percloreto de ferro, que é o produto adequado pra fazer a corrosão das partes não pintadas da placa. Se nunca trabalhou com esta substância, procure saber mais.

Dicas: o percloreto é um produto químico que deve ser armazenado em garrafas de vidro quando nao estiver sendo utilizado. Evite fazer a corrosão em vasilhas de metal. Não deixe este produto ao alcance de crianças e animais. Para dimuir o tempo da corrosão pode-se aquecer o percloreto.

Depois coloque a placa dentro e aguarde a corrosão até que fique como o esperado. Não esqueça de olhar periodicamente. Nesta placa, eu aguardei uma hora e vinte minutos até ficar pronta!


 Ah, sim! Depois da corrosão é preciso lavar novamente com palha de aço para retirar a tinta... E voilá! Valeu a pena. O resultado me agradou muito!


 Coloque contra a luz para verificar possíveis trilhas em curto.


  Para perfurar, usei perfurador manual específico para os furos pequenos.


 Para os maiores usei uma parafusadeira com broca de metal de 1 mm


Oberve a placa perfurada.


 Procure por trilhas curto ou trilhas sem continuidade com o auxílio de um multímetro. Na minha placa estava tudo OK!

  

Para faciliar, colei a máscara de componentes de papel na face não cobreada. Isto ajuda na localizção e identificação dos componentes na placa.


Curiosidade 01: Capacitores de 10000uF cada, por 63V. Uma "dádiva dos ninjas"! Eles deram muito trabalho para serem encaixados na placa, mas os parafusos descomplicam a finalização.
Agradeço ao meu irmão Adauto pela doação dos capacitores e também ao César, da Eletrônica Eletrocésar pela doação da ponte retificadora de 1000V por 50A. 
Eu merecia um pagamento pela propaganda do óleo Singer, né?


 Curiosidade 02: Como a placa era pequena tive que fazer em duas partes para depois emendá-las. E isso é horrível, mas não tinha onde comprar no tamanho adequado aqui em minha cidade. O hobista deve ser criativo para superar os obstáculos.


Um a um os componentes foram ocupando seus lugares na placa. Componentes comprados no site Blucolor. Em outra oportunidade postarei testes em vídeo deste amp. Estou aguardando o trafo ficar pronto. E até lá a ansiedade me mata! Além disso é preciso arrumar uns falantes ousados pra suportar esse bicho de 400W. Estou pensando em 2 falantes de 15Pol. a 8 Ohms e 200W cada em paralelo.
 

 

Dissipador sólido de 1cm de espessura doado por Souza da Eletronica Souza. Muito Obrigado mesmo!

 

Quem leu até aqui é um vitorioso! hehehehe
Estou feliz por este post, e espero ter ajudado somar conhecimento. Até a próxima!

53 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, faltou apenas um simples detalhes: a lista de componentes para montar o curcuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado Wlademir,
      Obrigado pelo seu comentário. A informação que procura está no primeiro parágrafo deste tutorial, mas vai aqui mastigadinho pra vc: http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_mono_400w_1.php
      aí vc encontra tudo, até o pcb e lista de peças.
      Grande Abraço!

      Excluir
    2. Parabéns Emerson, fico feliz em ver que ainda tem ser humano que se preocupa em ajudar os outros de livre e espontânea vontade, isso é nobre. Eu estava procurando um circuito para aumentar a potência de uma caixa amplificada que tenho (MOUG 580S) quando encontrei o seu post. Um grande abraço.

      Excluir
    3. Espero tê-lo ajudado com meu humilde projeto. Obrigado pelo incentivo e sinta-se capaz de registras suas realizações. O que é fácil para alguns é um grande aprendizado pra outros!

      Excluir
  2. oi Emerson Ramos gostei do progeto circuito... anplificado porquanto
    vc faria essa placa montado p mim com umas copias de papel. poder copiar meu Emal j-pedromacedo@hotmail.com
    si vc tiver algun circuito em Adobe bem visivel q mostre frente veso. mada ai mano ok valeu tudo de bom p vc e sua familia.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro,
      Agradeço o comentário e fico feliz em tê-lo ajudado.
      O circuito está disponível no link abaixo
      http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_mono_400w_1.php
      . Inclusive com os PCBs.
      Abraços

      Excluir
  3. Boas.
    Muito bom o teu projeto...
    Preciso de um favor seu..
    pode alterar para 200w e sem a parte de fonte retificadora?? sò mesmo a parte de amplificador?
    Pretendo usar no carro para subwoofer.

    Grande abraço
    Obrigado
    djbertinho84@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado amigo djbertinho.
      a alteração é trabalhoso por demais, mas em atenção à sua solicitação deixo aqui uns links de ótimos amps na potência que vc precisa:
      http://www.construyasuvideorockola.com/proyect_amp_200w.php

      http://www.construyasuvideorockola.com/sonido_e_amp200w.php

      http://www.construyasuvideorockola.com/proyect_amp_stereo_250w_1.php

      Excluir
  4. Obrigado por sua resposta
    o problema é que esses projetos ja trazem fonte incluido faltando apenas ligar um transformador e como é para ligar no carro nao servem

    Valeu na mesma
    Abraço

    ps : se puder passe por aqui http://www.eletronicasilveira.com/t5142-projecto-completo-de-amplificador-potente-muito-simples-pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá djbertinho . vi o link e achei sensacional. porém não consegui visualizar as imagens. agradeceria muito se me enviasse por email hemon5@hotmail.com
      abraço

      Excluir
    2. vou pesquisar nos meus proj se tenho algo pra 12V simples. em isso positivo te envio. abraço

      Excluir
  5. Amigo ramos sou seguidor do rockola.com e tentei montar um amplificado de 30w que vi no site mas chegou na hora do teste ele não funcionou, fiquei até na duvida sobre o site montei tudinho como estava lá o que o senhor me diz, vc não quer montar um igual pra fazer um teste também? Gostei muito dos seus projetos um forte abraço
    m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega Marcos. até o momento todos os projetos do rockola que monte deram certo. mas me ajudaria muito se me entrasse o Lins do amp que vc tentou montar. grande abraço

      Excluir
  6. emerson se voce quiser tenhos varios projetos de potencias de5500 wats
    em 2r classe h de 300 wats cambiavel a 1500 wats que pode chegar
    ate 1r classe ab etc eu moro aqui no centro voce mim conhece
    sou sobrinho do seu tio natanael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Del. agradeço sua participação e gostaria muito de obter outros projetos que me.permitam comercializar. tenho algumas ideias que gostaria de compartilhar. abraço

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. desculpe emerson exclui o comentario por erro ortografico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem problemas... contribuição aqui é muito importante!

      Excluir
  9. caro amigo Emerson eu adorei este projeto tanto que comprei uma placa montada só com um pouco mais de potencia 500w rms só que ao ligar o amplificador com um auxilio de uma lampada como fusivel para evitar queimar o amplificador e saber se tem algum curto na placa so que ela esta em curto sendo assim o amplificador funciona coma lampada so que eu fui tirar a lampa depois de fazer as medições recomendadas no site deram tudo ok mais ao ligar a placa deu uma faísca em uma resistência 4.7r e depois disto não ligou mais e depois troquei todas as resistências e de 4.7r de 5w e não liga só continua em curto alguém sabe como fazer para concertar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Francisco,
      Esta placa montei mas ainda não liguei, apesar do trafo já estar pronto!
      Quanto ao defeito relatado, eu posso sugerir que vc teste os transistores, pois acredito que no curto eles tenham ido pro saco!
      Se o amigo me permite, sugiro que faça você mesmo a placa. Isso lhe permitirá aprender mais sobre o amp. Refaça este projeto e sinta orgulho de produzir seu próprio amplificador. Com certeza fará a manutenção da placa com defeito sem dificuldades. Daqui só posso dizer que faça aferição dos transistores e depois me dÊ um retorno. Abraço!

      Excluir
  10. se alguem sober como resolver eu ficarei feliz vou posta uma foto

    ResponderExcluir
  11. olá amigo francisco bao noite.
    o plobema da sua placa se voce posicionou os componentes correto
    ela vai funciona em relaçao ao plobema voce citou se os resistores de 4;7 r de 5 wats for ligado ao emissor do transistor de saida ele nao é de 4,7 r e sim de 0,47r por 5 wats e verifique se o coletor dos transisto na esteja em contato com o radiador de calor se estiver a placa vai sempre estar em curto pra uma analise melhor poste fotos da placa ok e boa sorte

    ResponderExcluir
  12. Ola EMERSON RAMOS sou fã do site colombiano já montei uns 6 amplificador o unico que tive problema foi o expansivel de até 1500w que no caso estava usando a versão complementar e o transistor pré no lado pnp estava na posição errada depois de analisar o esquema e resolve o problema,agora só falta eu compra uma impressora,a impressora epson tanque de tinta sublimática com builk serve para usar em papel carta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca usei sublimatica, Sandro, mas acredito que transfira bem. Um método bom para fabricar em quantidade é a serigrafia. Quando implementar sua técnica, me de um retorno. Boa sorte aí, forte abraço.

      Excluir
  13. OUTRA COISA COMO FEZ PARA COLOCAR SEU SOBRENOME NA PLACA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, no artigo eu explico que modifico o desenho do circuito com a ajuda de um programa de computador chamado Corel Draw. Com ele posso fazer esses ajustes. Abraços

      Excluir
  14. cara queria saber como vc conseguil o transformador deste projeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Isaque, eu peguei uma carcaça de transformador antigo e paguei pra um amigo daqui - o jonas - pra refazer conforme minha necessidade, mas ultimamente tenho encomendado transformadores toroidais no mercado livre. Sai barato e de qualidade. Abraço!

      Excluir
    2. Eu faço toroida de todos os tamanhos.

      Excluir
    3. amigo geovane. bom ter um profissional de seu gabarito aqui no meu modesto blog. abraço!

      Excluir
  15. cara queria saber como vc conseguil o transformador deste projeto

    ResponderExcluir
  16. funciona muito bem fiz um estereo toca com 2 alto-falante de 15 de 500w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, deve ter ficado o bicho. Dá até pra dobrar a quantidade de falantes. Parabéns pelo amp

      Excluir
    2. Rapaz, deve ter ficado o bicho. Dá até pra dobrar a quantidade de falantes. Parabéns pelo amp

      Excluir
  17. Pretendo montar um de 1000 watts se possivel me mande um projeto,com a placa desenhada agradeço ate mais

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde amigo, gostaria de saber se posso substituir esses transistor 2SC5200 pelo tip 107, pois onde eu moro não e fácil encontrar eles e pra mim compra esses 8 transistor fica em media de 70 a 80 reais só eles, se puder responder fico agradecido...
    Me manda um email leex.feer0025@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. olá gostaria que me informace se vc tem o pdf ou projeto no proteus pra min imprimir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. A informação que procura está no primeiro parágrafo deste tutorial, mas vai aqui mastigadinho pra vc: http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_mono_400w_1.php
      aí vc encontra tudo, até o pcb e lista de peças.
      Grande Abraço!

      Excluir
  20. olá gostaria que me informace se vc tem o pdf ou projeto no proteus pra min imprimir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_mono_400w_1.php

      Excluir
    2. http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp_mono_400w_1.php

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O toroida eu retiro do ar condicionado pra fazer o trafo, pois ele tem uma boa amperage e fica mais baixo

      Excluir
  22. Eu gosto muito de eletrônica, e tenho uma boa bancada de dados sobre amplificadores ac e dc. E este amplificador aí uma placa com 8 transistor é um excelente amplificador já fiz ele e fiz algumas mudanças porque queria aumentar a potência e ficou excelente mais ainda.

    ResponderExcluir
  23. Cara você é fera parabéns eu também trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, Bom dia!
      Obrigado pela sua participação aqui. Fico feliz com o reconhecimento da galera num post de 5 anos atrás. Quero trazer novidades e inclusive tenho, mas to com dificuldade de começar. Grande Abraço.

      Excluir
  24. Vc é um ser humano fantastico porque enquanto outros ocultam suas tecnicas vc faz questão de indtruir aqueles que estão caminhando nos primeiros degraus da eletrónica. Tenho aprendido muito com vc .um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandro!
      Tem um tempinho que não coloco novidades no blog, mas os comentários de vcs me deixam gratificado. Muito obrigado pelo incentivo e reconhecimento.

      Excluir
  25. Boa Tarde Ramos! cara estou precisando de um amplificador que dê para reaproveitar as caixas de um Homer Theater. você pode me ajudar?

    ResponderExcluir