sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Caixa de Som Ativa 200W RMS. Projeto Completo!


 
Olá!

Me chamo Emerson Ramos e este é o meu epaço para compartilhar idéias. Sou bacharel em Sistemas de Informação, funcionário público e hobista eletrônico.
O que me motivou a criar este blog foi a opotunidade. Sim! Oportunidade de mostrar como uma pessoa comum pode aprender (quase) sozinho algo que gosta. 
Aqui estarei postando alguns projetos de eletronica ou de informática que busquei fazer passo-a-passo e registrar. Aqui o pré-requisito é a força de vontade! Espero que gostem!

Pra início de conversa tenho aqui um modesto projeto de uma caixa de som ativa que montei recentemente. Fiz desde o aplificador até o gabinete, incluindo pintura. Esta caixa tem dois canais de 100W RMS cada, sendo um na própria caixa - através de um falante de 10 polegadas Novik que eu mesmo restaurei, mas tive o cuidado de preservar a bobina original - e outro é uma saída extra, que pode - e deve - ser usada em outra caixa passiva. A caixa toca MP3 e cartão de memória e tem um jogo de luzes azul interessante que pode ser desligado.


Não tenho muita prática nessa coisa de postar, por isso, durante o processo de construção, me esqueci de fazer fotos de algumas etapas, daí preciso detalhar mais ou explicar a quem interessar queira. 

Abaixo um vídeo de teste da caixa já pronta. Relevem a trilha sonora! rsrsrs

video


Gabinete
Sem dúvida a parte onde mais me esmerei e procurei utilizar materiais aproveitados. Neste caso, usei peças de MDF de um guarda-roupas que seriam jogadas fora. Desenhei todo o gabinete antes com as medidas adequadas às peças que tinha em mãos e depois procurei dar o máximo de acabamento que pude.


 Para trabalhar os pedaços de MDF utilizei serra tico-tico, serra copo, lixa, martelo e pregos. Para corrigir imperfeições, usei massa plástica. Depois pintei com uma tinta conhecida como Batida de Pedra, que dá um aspecto emborrachado e textura aveludada. Utilizei um rolo pequeno pra isso.


Coloquei ainda detalhes com um emborrachado vermelho na parte da frente e nos pés, feitos com a serra copo. Os pés são de um material mais resistente.O emborrachado serve para melhorar a vedação da caixa onde existem "juntas".

 

Levei a uma oficina de pintura de uma amigo para que ele envernizasse e ele teve a excelente idéia de cologar Esmalte Gliter Colorido ao verniz, e isto deu um efeito icrível à pintura. Então, devo este resultado ao meu amigo Gilson (o Nenem) pelo excelente trabalho!



Depois de pronto e pintado, coloquei alças para facilitar o transporte e que dão um acabamento legal!



E pronto! O gabinete ficou muito ousado! O resultado é comparável ou superior a muitos artigos profissionais que vi em lojas com preços absurdos.

Caramba! Um dos meus primeiros gabinetes nem sonhavam com este acabamento!
Este aí embaixo eu chamo de porquinho. Tem um som maneiro (30W), mas o visual...




Amplificador
Esta é a parte que mais chama a atenção dos hobistas. Na foto abaixo podemos observar dois amplificadores baseados nos transistores darlington TIP142 e TIP147 usados no projeto, que outorgam 100W RMS cada (alguns juram que chegam aos 150W). Em contrapartida,esquentam pra caramba, e por isso exigem bons dissipadores e ventiladores! Minha nota é 7 para esses amps, pois não tem "aquela" qualidade sonora, mas as grandes vantagens são a simplicidade, baixo custo e o pancadão de som! Impressiona mesmo!Ah! Por descuido meu, os transistores queimaram e eu os substituí pelos 2SC e 2SA, da Toshiba. O som é o mesmo e o aquecimento também!rsrsrsrs. Hoje, particularmente, prefiro os CIs TDA XXXX. Abaixo fotos reais do produto rsrsrs.



Não é muito difícil encontrar na internet este circuito para montar, basta fazer uma busca rápida no google e você terá à disposição, inclusive, os desenhos dos circuitos. Existem modelos mais simples de constrir baseados na mesma arquitetura. A alimentação é simétrica e pode ser de 20 até 40 Volts. Usei um transformador de uns 10 Amperes a 35V-0-35V pra dar conta do recado. Este link  fornece o PDF com o desenho da placa. Os capacitores da fonte de 4700uf e usei cabos blindados.

Painel
Usei um pedaço de vinil de uma sucata de TV. Este plástico tem uns 4 milímetros de espessura, com acabamento enrugado e fácil de perfurar e lixar. Meu desejo era encontrar uma placa de acrílico, mas não foi desta vez. Ficou bem legal e pode ser melhorado conforme a necessidade.


A chave liga-desliga é comum e adequado à tensão e corrente. É facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos, mas uma ótima opção é retirar este componente de sucata de estabilizador de computador. A chave liga-desliga menor -que nao aparece na foto porque a coloquei depois - é do jogo de luzes que ficam no duto. O led indicador também é de sucata, mas o invólucro é comprado.
O processador de mp3 player utilizado foi adquirido no ebay, com valor aproximado de R$ 20,00. Ele vem com controle remoto e pega FM. Exige 5V simples na alimentação e é muito fácil de instalar, tornando-o  uma ótima opção para projetos deste porte. Não gostei do alcance do controle remoto (já vi melhores na mesma faixa de preço). O aspecto também é feio e não dá acabamento porque não tem borda.

Veja a ligação interna do bicho!


O botão de volume é sucata adaptada de um minisystem sony que eu tinha guardado esperando uma oportunidade como esta. Usei potenciômetro e 100K double. As entradas RCA que estão no painel, também provenientes de sucata, estão ligadas diretamente nos amps em paralelo com o MP3 player. Isto significa que para não embolar o som desta entrada com o mp3 tocando deve-se desligar somente o mp3 naquele botãozinho vermelho. a vantagem disso é ligar um violão na RCA e tocar uma música mp3 ao mesmo tempo (pra ensaio, por exemplo).
Pra finalizar esta parte, usei um tweeter genérico e o filtrei com um capacitor de 2,2uF x 50V. Coloquei o tweeter no painel por questão de espaço mesmo.

Ligação
O transformador de um Sony sucateado foi escolhido para aplacar a demanda dos amplificadores. Além disso, ele provê alimentações de diversas tensões para a ventoínha, o MP3 e o pro jogo de luzes. Na parte de trás do gabinete temos uma entrada extra de energia, um fúsivel e a saída para outra caixa. Acompanhem no vídeo abaixo a caixinha empurrando um som maneiro. Não reparem a bagunça da casa e nem os parafusos utilizados na caixa rsrsrs.

video





  Com isto termino este post. Espero terem sido úteis as informações aqui compartilhadas. Obrigado a todos! Grande Abraço!

Qualquer dúvida, email para hemon5@gmail.com, com assunto Blog do Ramos. Fui!!!!!!




13 comentários:

  1. Grande Ramos!!!
    Muito bom esse post. Está de parabéns. as fotos e o passo a passo estão magníficos. Quem dera eu tivesse essa sapiência de construir algo assim, até que tenho vontade só me falta a coragem.
    Cabe aqui salientar, que tudo me leva a crer que você teve algumas aulas com algum "gambiarreiro", mas, ainda bem que não está sendo utilizado para construir uma bomba.RsRSRSRSRSRS.
    Sucesso em suas experiências e tenha certeza que vai ajudar muita gente.
    Ah!eu como amigo-irmão não poderia permitir que outra pessoa recebesse a honra de postar o primeiro comentário não fosse eu. Só que a danadinha da Diana, saiu na frente, mesmo tendo comentado um simples "valeu rubinha" Então sucesso e Feliz 2013.
    Seu amigo: Eubert Richer. "Antoim" estou usando o link de Diana.

    ResponderExcluir
  2. Parabens.
    Muito bom o seu projecto, pena faltou colocar tweeter... O som ficaria muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Caro, DjBertinho, tem tweeter sim, cara, só que é meio fuleiro kkkk. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. tenho sim, só não posso postar no momento, mas é amplamente encontrado na Internet pela busca "amplificador 100w com TIP142 e TIP147". você encontra tudo a respeito, lista de materiais e pcb.
      Abraço!

      Excluir
  5. Muito bom, estou montando uns amplificadores para fazer exatamente isso montar um caixa, já com leitor de cartões mas é stereo com tda 1554

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitos macetes são adquiridos durante a construção. se quiser compartilhar, registre tudo crie um blog. Parabéns pela iniciativa

      Excluir
  6. emerson acreceta mas um dido em serie com os outros 2 que melhora bastante o aquecimento.
    enquanto a qualidade é otimo eu já cosegui 150 wats em 4r
    parabens pela a iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário e pela dica. vou sim colocar mais um doido em série. já vi está técnica em outro amp

      Excluir
  7. Sensacional seu trabalho e a forma didática com que você compartilha. Parabéns! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Espero que tenha ajudado. Estou com projetos novos para postar, porém, não disponho de um pc ainda para realizar a tarefa. Abraço!

      Excluir