sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Caixa de Som Ativa 200W RMS. Projeto Completo!


 
Olá!

Me chamo Emerson Ramos e este é o meu epaço para compartilhar idéias. Sou bacharel em Sistemas de Informação, funcionário público e hobista eletrônico.
O que me motivou a criar este blog foi a opotunidade. Sim! Oportunidade de mostrar como uma pessoa comum pode aprender (quase) sozinho algo que gosta. 
Aqui estarei postando alguns projetos de eletronica ou de informática que busquei fazer passo-a-passo e registrar. Aqui o pré-requisito é a força de vontade! Espero que gostem!

Pra início de conversa tenho aqui um modesto projeto de uma caixa de som ativa que montei recentemente. Fiz desde o aplificador até o gabinete, incluindo pintura. Esta caixa tem dois canais de 100W RMS cada, sendo um na própria caixa - através de um falante de 10 polegadas Novik que eu mesmo restaurei, mas tive o cuidado de preservar a bobina original - e outro é uma saída extra, que pode - e deve - ser usada em outra caixa passiva. A caixa toca MP3 e cartão de memória e tem um jogo de luzes azul interessante que pode ser desligado.


Não tenho muita prática nessa coisa de postar, por isso, durante o processo de construção, me esqueci de fazer fotos de algumas etapas, daí preciso detalhar mais ou explicar a quem interessar queira. 

Abaixo um vídeo de teste da caixa já pronta. Relevem a trilha sonora! rsrsrs



Gabinete
Sem dúvida a parte onde mais me esmerei e procurei utilizar materiais aproveitados. Neste caso, usei peças de MDF de um guarda-roupas que seriam jogadas fora. Desenhei todo o gabinete antes com as medidas adequadas às peças que tinha em mãos e depois procurei dar o máximo de acabamento que pude.


 Para trabalhar os pedaços de MDF utilizei serra tico-tico, serra copo, lixa, martelo e pregos. Para corrigir imperfeições, usei massa plástica. Depois pintei com uma tinta conhecida como Batida de Pedra, que dá um aspecto emborrachado e textura aveludada. Utilizei um rolo pequeno pra isso.


Coloquei ainda detalhes com um emborrachado vermelho na parte da frente e nos pés, feitos com a serra copo. Os pés são de um material mais resistente.O emborrachado serve para melhorar a vedação da caixa onde existem "juntas".

 

Levei a uma oficina de pintura de uma amigo para que ele envernizasse e ele teve a excelente idéia de cologar Esmalte Gliter Colorido ao verniz, e isto deu um efeito icrível à pintura. Então, devo este resultado ao meu amigo Gilson (o Nenem) pelo excelente trabalho!



Depois de pronto e pintado, coloquei alças para facilitar o transporte e que dão um acabamento legal!



E pronto! O gabinete ficou muito ousado! O resultado é comparável ou superior a muitos artigos profissionais que vi em lojas com preços absurdos.

Caramba! Um dos meus primeiros gabinetes nem sonhavam com este acabamento!
Este aí embaixo eu chamo de porquinho. Tem um som maneiro (30W), mas o visual...




Amplificador
Esta é a parte que mais chama a atenção dos hobistas. Na foto abaixo podemos observar dois amplificadores baseados nos transistores darlington TIP142 e TIP147 usados no projeto, que outorgam 100W RMS cada (alguns juram que chegam aos 150W). Em contrapartida,esquentam pra caramba, e por isso exigem bons dissipadores e ventiladores! Minha nota é 7 para esses amps, pois não tem "aquela" qualidade sonora, mas as grandes vantagens são a simplicidade, baixo custo e o pancadão de som! Impressiona mesmo!Ah! Por descuido meu, os transistores queimaram e eu os substituí pelos 2SC e 2SA, da Toshiba. O som é o mesmo e o aquecimento também!rsrsrsrs. Hoje, particularmente, prefiro os CIs TDA XXXX. Abaixo fotos reais do produto rsrsrs.



Não é muito difícil encontrar na internet este circuito para montar, basta fazer uma busca rápida no google e você terá à disposição, inclusive, os desenhos dos circuitos. Existem modelos mais simples de constrir baseados na mesma arquitetura. A alimentação é simétrica e pode ser de 20 até 40 Volts. Usei um transformador de uns 10 Amperes a 35V-0-35V pra dar conta do recado. Este link  fornece o PDF com o desenho da placa. Os capacitores da fonte de 4700uf e usei cabos blindados.

Painel
Usei um pedaço de vinil de uma sucata de TV. Este plástico tem uns 4 milímetros de espessura, com acabamento enrugado e fácil de perfurar e lixar. Meu desejo era encontrar uma placa de acrílico, mas não foi desta vez. Ficou bem legal e pode ser melhorado conforme a necessidade.


A chave liga-desliga é comum e adequado à tensão e corrente. É facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos, mas uma ótima opção é retirar este componente de sucata de estabilizador de computador. A chave liga-desliga menor -que nao aparece na foto porque a coloquei depois - é do jogo de luzes que ficam no duto. O led indicador também é de sucata, mas o invólucro é comprado.
O processador de mp3 player utilizado foi adquirido no ebay, com valor aproximado de R$ 20,00. Ele vem com controle remoto e pega FM. Exige 5V simples na alimentação e é muito fácil de instalar, tornando-o  uma ótima opção para projetos deste porte. Não gostei do alcance do controle remoto (já vi melhores na mesma faixa de preço). O aspecto também é feio e não dá acabamento porque não tem borda.

Veja a ligação interna do bicho!


O botão de volume é sucata adaptada de um minisystem sony que eu tinha guardado esperando uma oportunidade como esta. Usei potenciômetro e 100K double. As entradas RCA que estão no painel, também provenientes de sucata, estão ligadas diretamente nos amps em paralelo com o MP3 player. Isto significa que para não embolar o som desta entrada com o mp3 tocando deve-se desligar somente o mp3 naquele botãozinho vermelho. a vantagem disso é ligar um violão na RCA e tocar uma música mp3 ao mesmo tempo (pra ensaio, por exemplo).
Pra finalizar esta parte, usei um tweeter genérico e o filtrei com um capacitor de 2,2uF x 50V. Coloquei o tweeter no painel por questão de espaço mesmo.

Ligação
O transformador de um Sony sucateado foi escolhido para aplacar a demanda dos amplificadores. Além disso, ele provê alimentações de diversas tensões para a ventoínha, o MP3 e o pro jogo de luzes. Na parte de trás do gabinete temos uma entrada extra de energia, um fúsivel e a saída para outra caixa. Acompanhem no vídeo abaixo a caixinha empurrando um som maneiro. Não reparem a bagunça da casa e nem os parafusos utilizados na caixa rsrsrs.






  Com isto termino este post. Espero terem sido úteis as informações aqui compartilhadas. Obrigado a todos! Grande Abraço!

Qualquer dúvida, email para hemon5@gmail.com, com assunto Blog do Ramos. Fui!!!!!!




37 comentários:

  1. Grande Ramos!!!
    Muito bom esse post. Está de parabéns. as fotos e o passo a passo estão magníficos. Quem dera eu tivesse essa sapiência de construir algo assim, até que tenho vontade só me falta a coragem.
    Cabe aqui salientar, que tudo me leva a crer que você teve algumas aulas com algum "gambiarreiro", mas, ainda bem que não está sendo utilizado para construir uma bomba.RsRSRSRSRSRS.
    Sucesso em suas experiências e tenha certeza que vai ajudar muita gente.
    Ah!eu como amigo-irmão não poderia permitir que outra pessoa recebesse a honra de postar o primeiro comentário não fosse eu. Só que a danadinha da Diana, saiu na frente, mesmo tendo comentado um simples "valeu rubinha" Então sucesso e Feliz 2013.
    Seu amigo: Eubert Richer. "Antoim" estou usando o link de Diana.

    ResponderExcluir
  2. Parabens.
    Muito bom o seu projecto, pena faltou colocar tweeter... O som ficaria muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Caro, DjBertinho, tem tweeter sim, cara, só que é meio fuleiro kkkk. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. tenho sim, só não posso postar no momento, mas é amplamente encontrado na Internet pela busca "amplificador 100w com TIP142 e TIP147". você encontra tudo a respeito, lista de materiais e pcb.
      Abraço!

      Excluir
  5. Muito bom, estou montando uns amplificadores para fazer exatamente isso montar um caixa, já com leitor de cartões mas é stereo com tda 1554

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitos macetes são adquiridos durante a construção. se quiser compartilhar, registre tudo crie um blog. Parabéns pela iniciativa

      Excluir
  6. emerson acreceta mas um dido em serie com os outros 2 que melhora bastante o aquecimento.
    enquanto a qualidade é otimo eu já cosegui 150 wats em 4r
    parabens pela a iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário e pela dica. vou sim colocar mais um doido em série. já vi está técnica em outro amp

      Excluir
  7. Sensacional seu trabalho e a forma didática com que você compartilha. Parabéns! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Espero que tenha ajudado. Estou com projetos novos para postar, porém, não disponho de um pc ainda para realizar a tarefa. Abraço!

      Excluir
  8. muito bom,me manda o diagrama do seu projeto,por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio!
      Aqui tem um link mastigado pra você: http://www.te1.com.br/2011/12/amplificador-simples-com-100w-de-potencia/#axzz39QUMvcnk

      mas na internet vc encontra outros ainda melhores! abraço!

      Excluir
  9. Amigo Emerson Ramos,vc é com muuuuito respeito e admiração que vos digo isso,mas vc esta dentre as pessoas mais inteligentes q possa existir.cara sensacional o teu projeto,simplesmente demais.poucas pessoas tem essa dedicação que vc tem.vc esta de parabens simplesmente demais amigo.forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, colega Fernando! Sem palavras aqui. Muito feliz com seu elogio.
      Mais uma vez fica provado que passar conhecimento é mais importante do que "ter" conhecimento.

      Forte Abraço!

      Excluir
  10. EMERSON parabens pela caixa amplificada,sou um grande fã de amplificador,tenho um projeto de amplificador que uso que pode ser usado com 2 par de transistor de saída até 15 par muito bom se quiser eu posto o esquema eletrico ou um video desde ampli que uso em casa e pra comercializar como faço pra postar pois sou leigo em computadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Sandro Souza,
      Meu muito obrigado pela sua participação aqui!
      pode mandar no meu email hemon5@hotmail.com que ficarei muito feliz com a contribuição.

      Grande abraço pra vc!

      Excluir
  11. Emerson, como monto a parte elétrica de uma caixa passiva, a parte dos falantes... do que preciso além dos falantes.. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Luiz filipi, obrigado pela sua contribuição.
      Veja bem. Vc já deu um passo importante classificando o tipo de caixa, mas a pergunta ainda está muito ampla. Me diga pelo menos para qual finalidade sera a caixa, onde quer usá-la e eu posso te ajudar.
      Não sei qual o seu nível de conhecimento, mas a ligação de falantes pode ser em paralelo ou em série. Existe um aparelho chamado divisor de frequência passivo que direciona e canaliza aa faixa de frequência de som adequada para cada falante. Conte-me mais sobre o que deseja e terei o maior prazer em ajudar. Abraço

      Excluir
  12. Emerson, como monto a parte elétrica de uma caixa passiva, a parte dos falantes... do que preciso além dos falantes.. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Luiz filipi, obrigado pela sua contribuição.
      Veja bem. Vc já deu um passo importante classificando o tipo de caixa, mas a pergunta ainda está muito ampla. Me diga pelo menos para qual finalidade sera a caixa, onde quer usá-la e eu posso te ajudar.
      Não sei qual o seu nível de conhecimento, mas a ligação de falantes pode ser em paralelo ou em série. Existe um aparelho chamado divisor de frequência passivo que direciona e canaliza aa faixa de frequência de som adequada para cada falante. Conte-me mais sobre o que deseja e terei o maior prazer em ajudar. Abraço

      Excluir
    2. Amigo Luiz filipi, obrigado pela sua contribuição.
      Veja bem. Vc já deu um passo importante classificando o tipo de caixa, mas a pergunta ainda está muito ampla. Me diga pelo menos para qual finalidade sera a caixa, onde quer usá-la e eu posso te ajudar.
      Não sei qual o seu nível de conhecimento, mas a ligação de falantes pode ser em paralelo ou em série. Existe um aparelho chamado divisor de frequência passivo que direciona e canaliza aa faixa de frequência de som adequada para cada falante. Conte-me mais sobre o que deseja e terei o maior prazer em ajudar. Abraço

      Excluir
  13. Muito simples mesmo esses AMPS Darlington montei um projeto desse em 1993. Dei manutenção no mesmo em 2008.Uma pena os transistores de hoj não terem a qualidade dos da época. Abraçossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Componentes de qualidade hoje em dia está difícil de encontrar. É com o dólar em alta, se tornaram muito caros. Achei maneiro seu registro de ter feito este amp a tanto tempo. Abraço, amigo Roberto.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Boa noite, Jean!
      Aproximadamente 40cm de altura e 35 de profundidade, mas estas medidas variam de acordo com o tamanho e as especifiicações de seu alto falante. Espero ter ajudado ;)

      Grande Abraço!

      Excluir
  15. O QUE VC USOU PRA VENDAÇÃO DA CAIXA ?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Marcondes!
    Nesta caixa, se não me engano eu usei cola no momento da junção, e usei massa plástica, porém pode ser usado pó de serra com cola, fica barato e é uma super liga. Outra opção é a batida de pedra. Depois é só forrar com material esponjoso por dentro.
    Grande Agraço!

    ResponderExcluir
  17. as medidas aproximadas são 32 por 42 e profundidade 35

    ResponderExcluir
  18. bom dia emersom muito legal seu trabalho e parabéns por compartilhar com todos . queria ver com vc se vc poderia min ajudar tenho uma caixa amplificada watsom ciclotrom e a mesma nao tem entrada usb . e tav querendo colocar essa placa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-915901094-placa-para-amplificador-caixa-ativa-usb-mp3-fm-aux-pen-drive-_JM nela mas nao acho nem um passo a passo na internet . queria ver se vc poderia ta passando pro pessoal como instalar a mesma na caixa desde ja agradeço e parabéns pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  19. Olá, carlos, obrigado por comentar!
    Este projeto meu é antigo e já avancei bastante neste quesito. Esta caixa que fiz hoje toca com um amplificador digital e um painel no estilo deste que você quer comprar, só que tem bluetooth também! Em relação ao seu projeto, só posso te ajudar se vc me mandar as fotos do seu aparelho pra eu ver onde e como instalar o painel mp3. Tenho deste seu painel também, comprei por engano pensando que tinha bluetooth e posso vender mais barato que no mercado livre pra vc, a depender do frete. Meu zap é 77 9 8111 8537. Mencione o blog para que eu saiba quem é vc. Abraço!

    ResponderExcluir