sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pré-Amplificador para Guitarra ou Microfone com Eco e Delay


Senhoras e senhores, apresento-lhes um pré-amplificador com processador de eco e delay que retirei do site rockola.com, que tem sido um vício pra mim. Este circuito foi um desafio pra mim, mas minha maior motivação foi a escassez deste tipo de circuito no  mercado e do seu elevado valor comercial. O que quero dizer é que o hobista pode fabricar pra ganhar dinheiro, pois dá um lucro legal.


Características gerais
Ele é basado no circuito integrado PT-2399, e auxiliado por dois CIs TL-072 e um TL-071, sendo o PT-2399 meio difícil de encontrar nas lojas ou com frete que não compensa para apenas uma peça. Eu comprei pelo ebay e custou bem baratinho (duas peças por R$5,00 entregue em casa), mas o hobista pode comprar pelo mercadolivre e pagar R$ 18,00 em 5 peças e ainda arcar com o frete. Os demais componentes são de fácil acesso e baixo custo, que podem inclusive ser encontrados em sucata.
A alimentação é simetrica de +12v - 0v -12v, a partir de 300mA.



Na foto acima podemos ver, da direita para a esquerda, duas entradas para microfone e/ou guitarra, dois controles de volume, um para cada entrada, um controle de agudos, um controle de graves, um controle de tempo, um de delay e um de eco. Clicando aqui, você baixa o PDF com tudo esquematizado.
Por estar bem explicado no site videorockola, irei abordar apenas aspectos relevantes do circuito. Na foto abaixo o desenho feito pelo método de transferência térmica, processo este que já foi abordado no blog.


Fiz algumas alterações para melhorar, quero dizer, para modificar o processamento do eco conforme meu agrado. A primeira alteração foi a modificação do potenciometro de tempo para um de 100k. A segunda foi a retirada de um resistor de 5,6k (ou seria o outro de 15k?), que fica entre os controles de eco e delay. Isto possibilitou aprofundar mais o eco. o hobista pode fazer algumas mudanças até alcançar o som desejado.


Abaixo um vídeo demonstrativo da placa quase terminada. Qualidade do vídeo ruim porque já estava tarde quando terminei.




Abaixo, um video de testes que fiz já tarde da noite, mas ainda sem as alterações já citadas. Isto significa que está melhor do que o que é mostrado no vídeo (bem melhor eu diria!). Acredito que com um microfone de verdade e num amplificador adequado, consigo um efeito muito louco! Ah! A microfonia é consequencia da proximidade dos equipamentos e notória falta de recursos apropriados, pois isto relevem.


Abaixo um vídeo do próprio site, onde um teste é feito com voz e guitarra. (sou mais o meu ehehehehe!)



Curiosidade 01: a placa tem quase 30cm de comprimento e como eu não tinha fenolite deste tamanho, precisei fazer em duas partes e emendar (novidade).
Curiosidade 02: foi o primeiro projeto em que 99% das peças são novinhas. Apenas um capacitor de 2,2uF foi retirado de sucata porque não achei na loja.
Curiosidade 03: Acontece um efeito engraçado na voz quando estamos falando e rodamos subitamente o botão de delay. Fiquei quase uma hora brincando de distorção de voz.

Bem senhores, até agora não decidi se faço um baginete exclusivo pra este efeito ou se coloco em algum projeto de caixa de som, ou seja, está sem uso por enquanto. Mas estou feliz por realizar mais esta proeza.

Com isto finalizo mais um post. Até a próxima pessoal!


19 comentários:

  1. Gostei bastante do projeto e vou me aventurar a fazê-lo também... Parabéns! Agora, essas duas entradas, podemos utilizar uma para equipamento de áudio como celular, mp3, etc? Tipo rolar a música enquanto toca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, porém, o efeito de eco pode não ficar agradável em música comum. Digamos que usá-lo desta maneira é um "improviso" para ensaios.
      Espero ter ajudado. Obrigado pelo elogio!
      Grande Abraço!

      Excluir
  2. Amimgo, você faz para vender?
    Estou montando um combo pra mim, na verdade já está pronto. Falta apenas um pré, mas ainda não achei algo do meu agrado. Gostei muito deste modelo.
    Es sou hobista, mas apenas na parta da caixa de som. Eletrônicos eu prefiro comprar pronto.
    Se vc faz, quanto ficaria essa plaquinha com trafo entrada 12V ou 220V e painel frontal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Até faço, mas tenho 4 gabinetes de contrabaixo para terminar, o que me impossibilita de fazer qualquer outro projeto no momento. De qualquer modo eu agradeço o seu contato! Grande abraço.

      Excluir
  3. Teria o link do projeto completo ??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, no próprio texto da postagem vc encontra esta informação e o link, logo nos primeiros parágrafos.
      Abç

      Excluir
  4. Emerson, parabéns pelo trabalho. Sou como você, ligado nessa atividade como um hobysta. Não consegui baixar o esquema do pré. Tem como vc divulgar?
    Um abraço.
    Nilson Corradi

    ResponderExcluir
  5. Nelson, muito obrigado pelo elogio.
    Aqui o link direto pra vc.
    http://construyasuvideorockola.com/downloads/pre_reverb_eq.pdf

    ResponderExcluir
  6. Nelson, muito obrigado pelo elogio.
    Aqui o link direto pra vc.
    http://construyasuvideorockola.com/downloads/pre_reverb_eq.pdf

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo projeto!!
    Estou tentando construir um reverb decente mas até agora os resultados não foram tão bons...talvez eu tenha que recorrer aos reverbs de mola...
    Se puder me passar o link do vídeo com o seu teste eu agradeceria!
    Meu e-mail é mvsbac@gmail.com, tb sou hobbysta em Eletronica, tenho alguns vídeos no YouTube, caso lhe interesse!
    Ah, uma pequena dica! Eu tb tinha dificuldades ao projetar placas de CI grandes, mas no Mercado Livre vc pode comprar umas placas imensas de fenolite de 1 metro quadrado! É placa que não acaba mais e com preço em conta!
    Abraços
    Marcus

    ResponderExcluir
  8. Ramos qual foi o resistor que você trocou para aumentar o efeito mesmo ? pois montei um pre para mic com delay e queria fazer o teste ,obrigado : Luiz lopes

    ResponderExcluir
  9. montei este mas nao funcionou pode me ajudar

    ResponderExcluir
  10. por acaso voce tem o vidio da montagem

    ResponderExcluir
  11. voce tem o projeto desta fonte einetrica 12 0 12v

    ResponderExcluir
  12. Este ci pt2399 se encontra eles em vários tipos de aparelhos DVDS mas antigos eu tenhos vários aqui e São exelentes pra este projetos de reverber.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do esquema vou montar depois posto aqui o resultado, muito bom até mais.

    ResponderExcluir